Vitamina C e chá de folhas de caqui

Posted on maio 31, 2009. Filed under: Alimentos, Teoria e Prática |

limao

“As verduras são alimentos alcalinos, essenciais para o corpo, contendo sais minerais, indispensáveis para as funções físicas e mentais do ser humano. Alguns estudos foram feitos e Samuel Anderson declarou algumas observações:

– Faltando cálcio no organismo, não há desenvolvimento físico e mental.

– Sem equilíbrio de potássio e sódio, ocorre desequilíbrio da ordem interna do corpo.

– Sem enxofre, há enfraquecimento dos ossos.

– Sem silício, perde-se a capacidade de ter paciência.

– Faltando magnésio, há enfraquecimento dos ossos e dos músculos.

– Faltando sal, ocorre o enfraquecimento geral do corpo e moleza.

– A carência de cobre, pode agravar a tuberculose.

– A falta de fósforo, ocasiona perda da capacidade intelectual.

– Sem flúor, há falta de tônus muscular.

– Entre outros distúrbios.

Essas constatações mostram que a falta de determinadas substancias ao organismo podem gerar ou agravar distúrbios. Mas quero falar um pouco de outra substancia essencial ao organismo: a vitamina C.

Efeitos de sua carência

A carência de vitamina C, no organismo, provoca sangramento gengival, amolecimento dos dentes, dor na boca, hemorragias, dor nas extremidades  do corpo e escorbuto. A carência dessa vitamina, compromete a formação de colágeno e osteóide provocando  deficiência de cicatrização, enfraquecimento dos ossos, das paredes dos capilares e dos glomos. A falta da vitamina C pode causar até a morte em alguns casos mais graves.

A vitamina C previne doenças como a gripe e problemas de pele. Portando a ingestão de alimentos que contenham vitamina C é indispensável. Por tudo isso, uma alimentação saudável rica em verduras cruas é ideal para a saúde.

Vale lembrar que alimentos como carne, ovo, peixe, leite, cereais e verduras cozidas são pobres ou desprovidas de vitamina C.

Nos casos de irritação dérmica ( coceira ), passar extrato de folha de caqui, com gase, no local irritado, traz bons resultados. Para ferimentos na gengiva, aplicar o mesmo método. Ocorrendo catarata ou irritação nos olhos, lavar os olhos com uma solução preparada com 10% de leite de magnésia e 90% de chá de caqui ( deixar por uma noite o resto do chá de caqui na água fria e misturar com o leite de magnésia ).

Alimentos que são boas fontes de vitamina C ( em ordem de maior quantidade de vitamina C para o de menor quantidade de vitamina C ):

Folha de caqui ( maior concentração de vitamina C )

Pimenta verde

Alga

Salada comum

Batata doce

Cebolinha

Espinafre cru

Nabo

Laranja

Limão

Vagem

Tomate

Pêssego

Repolho

Tangerina

Alho

Melão

Cenoura

Mamão

Alface ( menor concentração de vitamina C )

Etc….

Chá de folhas de caqui

caquizeiro

O chá de caqui é uma ótima fonte de vitamina C. Ao se preparar o chá, não se deve cortar as folhas muito estreitas. O chá deve ser feito por infusão, na água quente, por alguns minutos, ou na fria por uma hora. Jamais deve ser fervido. Pode-se adoçar com mel ou açúcar, mas o mínimo possível. Antes de fazer o chá, deve-se secar as folhas por um ou dois dias no máximo ( 3 dias as folhas já perderam as suas propriedades ).”

Texto retirado do livro: ABC da Saúde I – Autor: Dr. Yum – Editora: Convite do Brasil – 1988.

Obrigada a todos pela visita!

Regina

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4 Respostas to “Vitamina C e chá de folhas de caqui”

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qual a melhor epoca para colher as folhas de caqui para secagem?

Pode ser em qualquer epoca, desde que as folhas estejam verdes ainda.
😉

Olá Regina onde comprar produtos a base
de lagrimas de Nossa Senhora

Remi

Tá muito fraca a sua pesquisa, nas fontes de vitamina C faltou a pitanga a acerola e o qiwi que são ricos em vitamina C!


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